Português (Brasil)

Cabaneiros pedem agilidade na requalificação da orla do litoral sul, em Ilhéus-BA

Cabaneiros pedem agilidade na requalificação da orla do litoral sul, em Ilhéus-BA

Data de Publicação: 9 de agosto de 2023 15:48:00

Compartilhe este conteúdo:

Uma nova orla, na zona sul de Ilhéus, na Bahia, de cerca de três quilômetros,  incluindo implantação de ciclovias, praça esportiva, postos de salva-vidas, banheiros públicos, praças com arborização, quiosques, amplos passeios, espaços de convívio, praças infantis, pista de skate e acessibilidade total à praia é o que o projeto entre o governo do estado e a Prefeitura de Ilhéus prometem. A obra tem investimento de aproximadamente R$35 milhões.  

Em outubro de 2022, o ex-governador Rui Costa e o atual prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, assinaram uma ordem de serviço que autorizou o início das obras. Mas a realidade, de acordo com o presidente da associação dos cabaneiros da praia do sul, Jorge Fonseca, é bem diferente. Ele explicou: “não estamos preocupados com a reforma, mas sim com as obras paradas. O canteiro da zona sul não existe mais, estamos preocupados com as montanhas de areia que estão na beira da pista, sem sinalização, e durante à noite fica mais preocupante”. 

Jorge relembrou a manifestação que aconteceu há três meses: “de lá pra cá, nada mudou, tivemos uma audiência na Justiça Federal, e foi dado um prazo de 90 dias, para que os órgãos envolvidos chegassem a um consenso. Infelizmente, a prefeitura anunciou que está em contato com a Desenbahia, mas não fomos procurados até hoje”.

Outra preocupação é com a chegada do verão. O Presidente da Associação de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, relatou: “o verão está chegando, nós poderíamos estar avançando no trecho mais frequentado das nossas praias. Durante a alta estação, seria muito bom para todos se as obras estivessem avançadas para atender os turistas”. 

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA) informou que o ritmo da obra foi reduzido devido à infraestrutura ideal e à montagem. A empresa responsável pela pavimentação aguarda a liberação de jazida para a retirada de solo, remoção de postes pela Coelba , de cabanas de praia e o rebaixamento de adutora por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA). Ainda de acordo com o órgão, a previsão de conclusão dos serviços é que seja no primeiro semestre de 2024.

Assista a matéria completa no canal TITV.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário