Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
COOLIMPA desenvolve trabalho de sustentabilidade em Ilhéus-BA
Estudos revelam que no Brasil, com uma população superior a duzentos milhões de habitantes, cada pessoa produz em média 343 quilos de lixo por ano. No total, são cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos.
Mas, você sabe a diferença entre lixo e resíduos?
A Ceo da Ecolev e embaixadora do Lixo Zero, Priscila Costa, explicou um pouco sobre a diferença: "a gente sabe que lixo é tudo aquilo que não pode ser aproveitado. Já resíduo, é tudo aquilo que não é aproveitado no meu ciclo de consumo, mas pode ser aproveitado em outro ciclo de consumo ou produtivo".
Em Ilhéus, na Bahia, a Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (COOLIMPA), trabalha com a redução de resíduos descartados na natureza. Trinta cooperados atuam na separação de materiais coletados e atualmente a cidade já possui diversos pontos de distribuição.
De acordo com a presidente da Coolimpa, Deizimeire Souza, são retiradas em média 45 a 50 toneladas de lixo das ruas. "Hoje, além de tirar o sustento para nossa família, estamos trabalhando para proteger o meio ambiente e a sociedade", afirmou.
Para Priscila, a ação que a Coolimpa desenvolve é essencial e os catadores, que são chamados de agentes ambientais, são os protagonistas da ação, mas ela acredita que a sociedade também deve fazer a sua parte. Ela ressaltou: "quando a gente fala de sustentabilidade como um todo, não estamos falando só de fatores ambientais, mas também sociais e econômicos”.
E para viver em harmonia com o meio ambiente, Priscila e Deizimeire fazem um convite à população para repensar sobre algumas ações, como separar o material descartado e hábitos de consumo.
Assista a matéria completa no canal TITV.