Português (Brasil)

Critérios para  atendimento nas unidades de saúde de Ilhéus.

Critérios para  atendimento nas unidades de saúde de Ilhéus.

Data de Publicação: 14 de julho de 2023 16:40:00

Compartilhe este conteúdo:

Após denúncias de pais sobre uma possível falta de atendimento no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, inaugurado em dezembro de 2021, a equipe da TITV procurou a unidade e a equipe técnica esclareceu algumas dúvidas de como é o funcionamento no local.

De acordo com diretor médico Dr. Samuel Branco, o hospital que atende crianças e gestantes, precisa seguir um protocolo de classificação. Ele afirmou que: “o hospital é pactuado para realizar atendimentos pediátricos de urgência e emergência, classificados em alertas, amarelo e vermelho. Pacientes em risco iminente de morte”, acrescentando: “nós temos um protocolo de classificação de risco internacional, o protocolo de Manchester. Ele é utilizado em todo o serviço de saúde, o paciente passa pelo setor de triagem e é atendido pela nossa enfermeira para avaliar em qual classificação essa criança se encontra. Posteriormente, esse paciente é atendido no consultório médico. O médico não vai fazer a consulta, mas sim, identificar o perfil do paciente e fazer um segundo olhar, para ver se a classificação está correta” e finalizou: “se o médico entender que essa classificação está entre azul e verde, o paciente é encaminhado para o serviço específico”. 

A supervisora de alta e média complexidade, Thaiane Amaral, informou que o primeiro passo em caso de necessidade de atendimento médico é se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e esclareceu que: “A UPA funciona em regime de plantão de 24 horas, tem o pediátrico, e é referência em porta aberta. Em caso de urgência e emergência, a criança quando necessita de uma internação hospitalar, ela passa por uma inserção no sistema de regulação do estado para aguardar vaga em um hospital de referência”.

O diretor médico falou que é necessário a população compreender quais são as portas de entrada, e orientou: “primeiro leve seu filho no posto de saúde e procure o médico da unidade, informe o problema, se ele entender que é grave, seu filho será encaminhado para a UPA ou o hospital”.

Assista a matéria completa no Titv.

 

Compartilhe este conteúdo: