Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Dia Internacional da Conscientização Alimentar: veja algumas alternativas para evitar o desperdício alimentar
Neste sábado (30), é celebrado o Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, uma data que busca sensibilizar a sociedade para o tema.
O Brasil, ocupa a 10ª posição na lista dos países que mais desperdiçam alimentos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estima que aproximadamente 46 mil toneladas de alimentos são descartadas anualmente.
Em Alagoinhas, na Bahia, a Central de Alimentos desempenha um papel fundamental na comercialização de produtos alimentícios, e Clécio de Oliveira, diretor do espaço, ressaltou a importância de aproveitar ao máximo os alimentos descartados, destinando-os a outras finalidades.
A feirante Marilene compartilhou algumas estratégias valiosas para reduzir o desperdício, como ajustar os preços conforme a demanda e doar os alimentos não vendidos a pessoas ou animais que necessitem deles. Ela ressaltou a abundância de recursos disponíveis e questionou: “nós temos fartura, mas tem gente precisando, então por que vamos desperdiçar?”.
Entre os consumidores, uma alternativa eficaz para evitar o desperdício é congelar alimentos, conforme explicou uma fisioterapeuta Claudia de Jesus. “Essa prática permite uma melhor gestão do consumo ao longo da semana e, ao evitar o desperdício, cria a oportunidade de ajudar outras pessoas por meio de doações”, afirmou.
Assista a reportagem completa no canal TITV.