Português (Brasil)

Homem é preso por suspeita de comandar produção de fogos ilegais em Santo Antônio de Jesus

Homem é preso por suspeita de comandar produção de fogos ilegais em Santo Antônio de Jesus

Data de Publicação: 14 de junho de 2024 18:31:00

Compartilhe este conteúdo:

 

Um homem foi detido em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, sob a suspeita de liderar a produção clandestina de fogos de artifício em quatro propriedades rurais da região. A prisão ocorreu na quinta-feira (13), durante uma operação da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC).

Durante a ação de fiscalização, foram apreendidos 120 kg de pólvora a granel, 370 kg de nitrato de potássio e 18 metros cúbicos de fogos de artifício clandestinos. De acordo com informações da polícia, todo o material estava destinado à comercialização irregular em feiras de Santo Antônio de Jesus e arredores.

Após a apreensão, as fábricas clandestinas foram fechadas e o material apreendido será destruído.

O suspeito foi conduzido à delegacia local, onde foi autuado em flagrante por posse, armazenamento e fabricação de artefato explosivo e incendiário, com pena prevista de três a seis anos de reclusão.

Além da prisão em Santo Antônio de Jesus, uma feira de fogos de artifício foi interditada em Serrinha, localizada a 180 km de Salvador, por não cumprir os requisitos mínimos para o armazenamento e a comercialização desses produtos.

Essas ações de fiscalização e apreensão visam cumprir as determinações da Corte Interamericana de Direitos Humanos, estabelecidas após a tragédia ocorrida em 1998, quando uma explosão em uma fábrica clandestina na mesma cidade resultou na morte de 64 pessoas, incluindo crianças.

As operações de fiscalização contam com a participação de equipes do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, Secretaria da Fazenda do Estado e Conselho Regional de Química.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário