Português (Brasil)

Itabuna-BA celebra a Semana Nacional de Trânsito com foco na inclusão social de pessoas com autismo

Itabuna-BA celebra a Semana Nacional de Trânsito com foco na inclusão social de pessoas com autismo

Compartilhe este conteúdo:

Começou nesta segunda-feira (17), a campanha da 19ª edição da Semana Nacional de Trânsito. Em Itabuna, na Bahia, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) definiu o tema deste ano como: “De mãos dadas pelo autismo”. 

Para intensificar a ação, foi montado um stand na Praça Olinto Leone, no Centro, onde distribuiu materiais para chamar a atenção da população para a inclusão social de pessoas com autismo.

O secretário de transporte e trânsito da cidade, Thales Silva, falou sobre a iniciativa: “vamos levar a campanha às escolas, para que a população dê as mãos e entenda que o autismo é uma realidade e as pessoas precisam se conscientizar”.

Thales ainda ressaltou que este ano a campanha é específica para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele explicou sobre os direitos das vagas de estacionamento para pessoas com autismo e que para ter acesso à credencial, basta se dirigir à sede da secretaria, na rua Jorge Amado, no bairro Lomanto Junior, e apresentar o atestado médico de TEA, uma foto 3X4, RG e comprovante de residência.

Para intensificar a ação, uma campanha foi montada nesta segunda-feira (18) na Praça Olinto Leone, no Centro, onde distribuiu materiais para chamar a atenção da população para a inclusão social de pessoas com autismo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 160 crianças, uma convive com o diagnóstico de autismo. A enfermeira Paloma Cruz, que tem um filho autista falou sobre o assunto: “O transtorno do espectro autista, o TEA, é um transtorno do neurodesenvolvimento. O cérebro funciona de forma diferente. Não é uma doença, porque não se tem uma causa específica, mas uma questão genética”. Ela complementou: “Lugar de autista é em todo lugar. Vendo a sociedade abraçando a causa do autismo, eu fico muito feliz enquanto enfermeira e mãe de uma criança atípica. É muito importante essa campanha de inclusão”.

Thales ainda disse que essa é apenas uma das ações realizadas. Ao longo do ano, a Settran vai realizar outras atividades de educação no trânsito e inclusão. “Lembrando que essas campanhas que nós temos o ano todo. O nosso principal ponto é a preservação à vida”.

Paloma aproveitou para fazer um alerta: “é importante que a mamãe e o papai se dirijam ao posto de saúde, para realizar exames e análises dos Marcos de Desenvolvimento, Assim, é possível identificar a  existência do transtorno ou outros problemas”.

Assista a reportagem completa no canal TITV. 

Compartilhe este conteúdo: