Português (Brasil)

Lavagem nasal: desmistificando mitos e verdades

Lavagem nasal: desmistificando mitos e verdades

Compartilhe este conteúdo:

O entupimento das vias nasais é frequentemente uma preocupação para crianças e adultos.

O otorrino, Dr. Igor Lucena, em entrevista a TITV, esclareceu alguns mitos e verdades sobre o assunto.

O médico disse que a lavagem nasal desempenha um papel fundamental na prevenção e em quadros de infecções até mais graves, e esse método de limpeza das vias aéreas tem sido amplamente recomendado por profissionais de saúde.

Nas redes sociais, é possível observar muitas pessoas, inclusive crianças, adotando esse procedimento.

O Dr. Igor ressaltou que a lavagem nasal é apropriada para todas as idades, embora alguns cuidados específicos sejam necessários dependendo da faixa etária. Ele ressaltou que no caso de crianças, é importante que elas estejam com o corpo inclinado para a frente durante o procedimento, garantindo uma higienização segura e que os menores não devem estar deitados ou com o corpo inclinado para trás. Além disso, enfatizou que a lavagem nasal deve ser usada como medida preventiva, preferencialmente quando a pessoa estiver livre de sintomas gripais.

Com a crescente popularização desse método, algumas informações incorretas circulam. O otorrino esclareceu que a lavagem nasal, quando realizada de forma apropriada, não apresenta riscos à saúde, mas sim diversos benefícios, possibilitando a redução do uso de medicamentos. “A lavagem nasal em si não causa otite, mas sim a aplicação inadequada”, afirmou.

O médico enfatizou a importância da prevenção, mencionando seu próprio exemplo como alguém alérgico, que realiza a lavagem ao primeiro sinal de desconforto, como exposição a perfumes fortes. Ele concluiu afirmando que a lavagem nasal é uma das ferramentas mais eficazes para melhorar a saúde das vias respiratórias em termos de alívio da congestão, eliminação de secreções e prevenção de problemas respiratórios.

Assista a reportagem completa no canal TITV.

 

Compartilhe este conteúdo: