Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Lei que institui pensão para órfãos de feminicídio é sancionada
Data de Publicação: 1 de novembro de 2023 09:10:00
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou na última terça-feira (31) a lei que institui pensão especial para os filhos e dependentes, menores de 18 anos, de mulheres vítimas de feminicídio.
De acordo com informações publicadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o benefício será concedido aos órfãos cuja renda familiar mensal seja de até 25% do salário mínimo. A pensão instituída, no valor de um salário mínimo, será paga ao conjunto dos filhos que eram menores de idade na data do óbito da mãe, mesmo que o feminicídio tenha ocorrido anteriormente à publicação da Lei.
O órgão esclareceu que objetivo é contribuir para que sejam supridas as necessidades médica, psicológica e econômica dos menores nessa situação.
De acordo com o Anuário da Segurança Pública os registros policiais de feminicídio cresceram 6% em 2022, resultando em 1.437 mulheres assassinadas. Desse total, 61% eram negras e 38% brancas. Dados do Ipea de 2021, mostram que o risco relativo de uma mulher negra ser assassinada é 1,7 vezes maior do que de uma mulher não negra.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|