Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Mais de 200 pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho em Ilhéus-BA
Na tarde da última quarta-feira (26), aconteceu no Centro de Convenções em Ilhéus, na Bahia, uma solenidade para capacitar mais de 200 pessoas, através do programa Qualifica Bahia e Trilha.
De acordo com a organizadora do evento, Cris Calabaro, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com associações, busca informações e desenvolve as atividades por cidades. Ela detalha como é feita a seleção dos participantes: “através de outras entidades, associação de moradores, lideranças comunitárias, nós procuramos esse pessoal e realizamos a seleção. Visando atender o maior número de comunidades possíveis”.
O Qualifica Bahia certificou profissionais nos cursos de encanador, instalação predial e bombeiro civil. Já a profissionalização para Pessoa com Deficiência (PcD) capacitou jovens para Criação e Montagem de acessórios.
O artesão, Jonas Roque, que é cadeirante, já está com o seu certificado em mãos. Muito entusiasmado, vê uma oportunidade de negócio: “esse curso foi maravilhoso, eu posso produzir minhas peças em casa, e as pessoas vendem por mim na rua”, concluiu.
O projeto Trilha trouxe mais outros cinco cursos: atendente de farmácia, auxiliar administrativo, camareira, eletricista de instalações prediais, estamparia de tecidos com técnicas de silk screen e design gráfico.
A representante do Setre, Graci Santos, fala que existe uma preocupação em qualificar jovens para para o mercado de trabalho, ou que eles estejam capacitados para desenvolver atividades de forma autônoma. E recomenda: “os jovens que realizaram os cursos, devem se cadastrar no Sistema Nacional de Emprego (Sine), pois, a partir daí, terão mais oportunidade de emprego”.
Assista a matéria completa no canal TITV.