Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Migrantes indígenas venezuelanos são acolhidos em Itabuna-BA
Data de Publicação: 5 de outubro de 2023 17:06:00
A cidade de Itabuna, Bahia, recebeu, na última quarta-feira (04), migrantes indígenas venezuelanos que desembarcaram no Terminal Rodoviário da cidade.
O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Júnior Brandão, explicou que eles chegaram em dois grupos, e a Prefeitura Municipal os abrigou no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde receberam banho, refeições e passaram por testes de COVID e outros exames.
O secretário também informou que um terceiro grupo já havia chegado na terça-feira (03), e está alojado de forma provisória. Ele afirmou: "Nós acolhemos essas pessoas, mas eles não podem permanecer no Centro Pop, pois não é adequado. Os grupos foram direcionados para um imóvel cedido, e estamos em contato com o Governo Federal e o Ministério Público Estadual para discutir a situação."
Segundo a secretaria, o grupo é composto por 39 crianças e 22 adultos, provenientes de Santo Antônio de Jesus, Recôncavo Baiano. O secretário destacou que essa não é a primeira vez que o grupo chega a Itabuna, pois eles têm migrado de cidade em cidade.
Uma das razões para buscarem refúgio no Brasil, de acordo com o grupo, é a busca por uma melhor qualidade de vida. No entanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) para os refugiados, estima que cerca de 470 mil venezuelanos vivem no Brasil, e a falta de emprego e recursos básicos resulta em fome e miséria.
Um dos venezuelanos, Mário Malto, afirmou que exercia a função de agricultor e pescador em seu país de origem, mas agora pede dinheiro em semáforos para sobreviver. Desde que chegou ao Brasil com o grupo, há um ano, ele consegue comprar comida e pagar contas como água e luz. Ele declarou: "A Venezuela está em péssimas condições, não há nada e tudo é caro."
Quanto à segurança pública, Júnior expressou preocupação: "Precisamos do apoio da polícia e do governo. Eles devem garantir a segurança dessas comunidades e evitar atritos devido a diferenças culturais."
A equipe da TITV entrou em contato com a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério da Cidadania para obter informações sobre o apoio que será prestado ao município de Itabuna em relação ao acolhimento dos venezuelanos, mas, até o fechamento da reportagem, não recebeu resposta.
Assista a reportagem completa no canal TITV.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|