Português (Brasil)

Moradores de Olivença-BA fazem denúncias sobre a Unidade Básica de Saúde

Moradores de Olivença-BA fazem denúncias sobre a Unidade Básica de Saúde

Data de Publicação: 14 de agosto de 2023 20:27:00

Compartilhe este conteúdo:

A equipe da TITV recebeu 36 vídeos de denúncias feitas por moradores, mostrando as péssimas condições da Unidade Básica de Saúde (UBS), do distrito de Olivença, em Ilhéus, na Bahia.

De acordo com os moradores, o posto foi inaugurado em 2020 e há dois anos está nessa situação de abandono. “Em três anos tem equipamento que já virou sucata”, afirmou um deles que não quis se identificar. 

Um dos entrevistados que também preferiu manter sua identidade ocultada, afirmou: “o governo atual entregou a obra em menos de um ano com vários problemas, inclusive eu tenho problema respiratório e piora quando venho aqui. A entrada não tem nem acessibilidade para cadeirante” e acrescentou que, para conseguir atendimento, precisa chegar com bastante antecedência, por volta das 4 horas da manhã e, ainda assim, corre o risco de voltar para casa sem a marcação. 
A dona de casa, Elisandra Souza, relatou: “eu marquei a partir das 9h30. Vim de muito longe, quando chego aqui nada. Às vezes a gente vem com criança e tem que voltar para casa, sem o atendimento. Aqui o atendimento nunca foi bom, às vezes só funciona até o meio dia”.
Outra queixa é a condição do posto, que se encontra mofado, aparelhos enferrujados e salas desativadas. O cientista de dados, Cláudio Couto, lamentou: “aparentemente o serviço de saúde quer humilhar o povo. Eu tô aqui em nome da população, me humilhando pra saber o que custa vir aqui e tirar os mofos”.
A equipe da TITV entrou em contato com a Secretaria de Saúde, e a assessoria de imprensa do órgão informou por mensagem de texto que a requalificação da unidade tem previsão, mas não tem data definida para iniciar.
Quanto ao fechamento do posto nesta segunda-feira (14), a assessoria ainda comunicou que é ponto facultativo, devido ao feriado desta terça-feira (15) de Nossa Senhora das Vitórias e que o funcionamento era apenas para serviços de urgência e emergência.

Assista a matéria completa no canal TITV.

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário