Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Moradores do Malhado, em Ilhéus-BA, reclamam de obra parada há meses
Obra parada, esgoto à céu aberto e muita insegurança são os problemas denunciados por comerciantes e residentes do bairro do Malhado, em Ilhéus, na Bahia.
De acordo com o comerciante Sérgio Brito, as obras paradas da segunda etapa do canal do Malhado estão causando transtornos aos comerciantes e perdas financeiras também. Ele afirmou: "devido às intervenções a nossa área ficou isolada, o que não favorece o comércio. Houve uma queda de 30 a 40% nas vendas, isso deixa a gente desanimado".
Há três meses a equipe da TITV esteve no local para relatar o problema e, de acordo com a população local, a situação continua a mesma. Segundo os moradores da região, as obras foram iniciadas há mais de um ano. Sérgio ainda pontuou: “eu vi uma esperança no fim do túnel, depois da primeira reportagem realizada. Uma equipe veio aqui, realizou alguns serviços, mas depois sumiu”. Ele disse também que o grupo dos comerciantes locais está buscando uma solução junto ao Ministério Público Municipal. “Estamos fazendo um abaixo-assinado para ter alguma resposta da prefeitura ou do Governo do Estado da Bahia”, ressaltou.
Outra questão relatada pelos comerciantes e residentes é o medo por falta de segurança na região. Dona Cleuinice Bispo, moradora há quatro anos da rua Lindolfo Collor, no Malhado, lamentou: “muitos assaltos estão acontecendo. À noite ninguém passa por aqui’. Já o dono de uma lanchonete José Brandão pontuou: “quando chega à noite a segurança fica complicada, sem falar nas queixas dos clientes por causa do mau cheiro do esgoto à céu aberto. Muitos não conseguem fazer um lanche”.
Para José Raimundo as reclamações são diversas, mas o pedido é o mesmo: “a gente precisa de uma ação urgente, para que o problema seja resolvido. Os comerciantes pedem socorro”.
A equipe da TITV entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (SEINFRA) de Ilhéus, mas não teve retorno. Por ser uma obra também do Governo do Estado da Bahia, houve contato com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), mas também não teve resposta.
Sobre a insegurança do local, a 68ª Companhia Independente de Polícia Militar informou a TITV que a área do canal possui operações voltadas ao combate de tráfico de drogas e a violência na localidade.
Assista a amtéria completa no canal TITV.