Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Municípios baianos estão em alerta de surto de catapora
Data de Publicação: 18 de agosto de 2023 16:25:00
Alguém já percebeu que nos meses de agosto e setembro é comum o aumento de casos do vírus varicela-zóster, a famosa catapora?
Muitas pessoas não têm esse conhecimento, mas em entrevista à equipe da TITV, a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, Márcia São Pedro, explicou o motivo: "estamos em um período de sazonalidade. Entre os meses de agosto e setembro já é esperado o aumento dos casos da varicela. De modo geral, não estamos com o número superior ao ano passado, mas paralelo a isso, estamos tendo notificações de surtos de catapora em alguns municípios. Quando falamos de surto, isso quer dizer que os números ultrapassaram os dados do ano anterior”.
A diretora ainda pontuou: “o que nos preocupa é quando analisamos a cobertura vacinal. Elas estão entre 38 e 39 por cento, é uma cobertura muito baixa”, e acrescentou: “a criança deve receber a primeira dose com 1 ano e 3 meses , com a dose de reforço aos quatro”. Sobre as formas de contágio, ela esclareceu que é bem rápida, podendo ser através da saliva, ou das secreções de uma pessoa contaminada.
Sobre a importância de manter as vacinas em dia, a técnica em imunização no Centro de Atendimento Especializado (CAE 3), Valquíria Cardeal, alertou: "traga seu filho para vacinar, complete o esquema vacinal, não apenas com esta, mas com todas as outras imunizações. A medida que não vacinamos as crianças, a gente abre uma janela para que outras doenças retornem”.
Assista a matéria completa no canal TITV.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|