Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Operação Xepa revela esquema milionário na Bahia
Compartilhe este conteúdo:
A Polícia Federal desencadeou uma operação nesta terça-feira (11), cumprindo 10 mandados de busca e apreensão em quatro cidades do sul da Bahia: Ilhéus, Itabuna, Poções e Porto Seguro.
A "Operação Xepa", tem o objetivo de desarticular um esquema de sonegação fiscal cujos valores estimados ultrapassam a marca dos R$ 10 milhões.
De acordo com informações da Receita Federal, a investigação revelou a existência de um conglomerado empresarial composto por pelo menos três empresas de distribuição e duas empresas patrimoniais, estas últimas utilizadas para tirar o foco da verdadeira propriedade dos bens. Além disso, indivíduos físicos também estão sob escrutínio.
As empresas em operação eram, em sua maioria, gerenciadas por "laranjas", indivíduos sem capacidade econômica real e muitas vezes parentes dos principais investigados.
Os danos aos cofres públicos, segundo a Receita Federal, são estimados em mais de R$ 100 milhões, podendo abranger outras empresas vinculadas ao mesmo grupo. A estratégia operacional do grupo envolvia a utilização de empresas em nome de terceiro, com destaque para três empresas de distribuição de hortifrutigranjeiros e duas empresas patrimoniais, estas últimas criadas para ocultar e proteger o patrimônio.
As empresas de distribuição de hortifrutigranjeiros atuavam em um ambiente de "confusão patrimonial total", compartilhando endereços, marcas comerciais e realizando intensas transações financeiras entre as entidades e as pessoas físicas envolvidas no grupo econômico.
Compartilhe este conteúdo: