Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Oscilação no preço da gasolina: fatores e influências
A oscilação no preço da gasolina é um fenômeno complexo e é influenciada por vários fatores. Os preços da gasolina são principalmente afetados pelos preços do petróleo bruto e pela quantidade de gasolina disponível para atender à demanda.
De acordo com a Acelen, os preços da gasolina flutuam devido a mudanças sazonais na demanda e nas especificações da gasolina. Os preços dos produtos produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, a cotação do dólar e o frete, podendo variar para cima ou para baixo.
O Sindicombustíveis Bahia esclareceu que o mercado é livre e competitivo, cabendo a cada posto revendedor decidir se irá repassar ou não ao consumidor os reajustes da Refinaria Mataripe. A composição dos combustíveis leva em conta outros agentes do setor, além da refinaria/Acelen, as distribuidoras, frete, impostos, mão de obra e outros.
O sindicato reafirmou que não interfere no mercado e respeita a livre concorrência.
Para quem abastece diariamente, considerou a situação complicada. O aposentado Horácio Silva falou: “sexta aumenta o preço, na segunda volta ao normal. Me sinto lesado”. Segundo o Sindicombustíveis essa oscilação acontece devido a uma série de fatores como o preço bruto do petróleo, custos de transportes e impostos, restando no preço final da gasolina.
Geovane Neves, gerente de um posto de gasolina, localizado na cidade de Ilhéus, na Bahia, pontuou que quando há um aumento é repassado para o consumidor. Às vezes no dia anterior, a Petrobras anuncia uma redução, e no outro dia aumento, não tem como controlar essa variação.
Assista a reportagem completa no canal TITV.