Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Prefeitura de Ilhéus-BA promoveu mutirão social para pessoas em situação de rua
A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), realizou nesta quarta-feira (23), um mutirão social oferecendo diversos serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade.
O evento que aconteceu na Praça José Marcelino, na Avenida Dois de Julho, no Centro de Ilhéus, na Bahia, ofertou corte de cabelo, vacinas, teste rápido para detectar infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV, atendimento clínico e bucal, além de encaminhamentos para emissão de certidão de nascimento, casamento e RG.
O assistente social e coordenador do centro POP, Kuosme Wesley, explicou que a ação realizada fez parte do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data foi instituída em homenagem às vítimas do Massacre da Sé, ocorrido em agosto de 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram mortas e oito ficaram feridas por agressões enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo.
A professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Dejeane de Oliveira, destacou o preconceito que as pessoas em situação de rua enfrentam na sociedade, que muitas vezes são vistas como criminosas ou inúteis. Ela afirmou: “não podemos esquecer que são homens e mulheres que precisam ter os seus direitos assegurados pela constituição. É preciso promover o respeito e a inclusão social".
O coordenador também informou que a unidade atende uma média de 180 pessoas mensalmente, e mais de 30 diariamente. Uma delas foi Cleide Lúcia, que saiu das ruas e encontrou um lar com o apoio do centro. “O Pop mudou a minha vida. Hoje eu tenho um marido, um lar e graças ao trabalho deles, não moro mais nas ruas”, disse ela.
O Centro Pop atende atualmente na rua Mário Alfredo, Conquista, Ilhéus (BA) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.
Assista a matéria completa no canal TITV.