Português (Brasil)

Projeto Vunje promove transformação social para crianças e adolescentes através da arte

Projeto Vunje promove transformação social para crianças e adolescentes através da arte

Data de Publicação: 3 de setembro de 2023 12:13:00

Compartilhe este conteúdo:

A Organização não Governamental (ONG), Gongombira de Cultura e Cidadania, em Ilhéus, na Bahia, está lançando o projeto Vunje, que tem o objetivo de promover a transformação social em jovens e adolescentes por meio do desenvolvimento de atividades artísticas. 

De acordo com o coordenador da ONG, Marinho Rodrigues, o projeto funciona todos os sábados das 8h às 17h e oferece diversas oficinas de artes plásticas e percussão. Além disso, as refeições dos alunos também estão garantidas. “É uma proposta continuada da organização Gongombira, que já realiza várias ações com crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. Transformamos essas ações em um projeto, o Vunje, que proporciona a eles uma ocupação e o desenvolvimento de novas habilidades”.
O Vunje, que fica localizado na sede do Terreiro Tombeci Neto, no bairro da Conquista, começou no mês de julho, e segundo o coordenador, a aceitação foi tão positiva que cerca de quarenta crianças já são assistidas. “Tem uma lista de espera, então quem tiver interesse entre em contato com a gente através do nosso Instagram. Todo mundo é bem-vindo”, informou.

Marinho ainda revelou a intenção de ampliar os dias de oficina para duas vezes na semana e a coordenadora pedagógica, Thaislane Lopes, explicou como as aulas são administradas: “as oficinas são divididas por faixa etária. Enquanto uns realizam a de percussão, o outro grupo realiza a de artes plásticas. Dessa forma fica mais fácil organizar as atividades, além deles terem acesso a todos os instrumentos”. 

A coordenadora falou da importância da integração com os responsáveis pelos menores, “é importante essa troca de informação, pois acreditamos muito que a transformação social está diretamente ligada à arte e a cultura”. 

Os alunos estão muito satisfeitos com todos os serviços ofertados. Katlhen Gabriele, de 14 anos, contou: “eu estou aqui desde o início, e a gente aprende muito com os professores. A merenda também é muito boa, e tem a aula de dança, mas a minha preferida é a capoeira”. Já o estudante, Miguel Henrique vê o projeto como uma oportunidade: “eu tenho aprendido muito aqui. Ao invés de ficar pelas ruas sem ter o que fazer, estou aqui aprendendo”.

Para saber mais informações, acesse o Instagram da organização: https://www.instagram.com/gongombira.ong/

Assista a matéria completa no canal TITV.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário