Português (Brasil)

Protesto em frente ao Costa do Cacau em Ilhéus, servidores pedem por reajuste salarial

Protesto em frente ao Costa do Cacau em Ilhéus, servidores pedem por reajuste salarial

Data de Publicação: 22 de maio de 2024 11:40:00

Compartilhe este conteúdo:

 

Nesta quarta-feira (22), servidores da Secretaria da Saúde da Bahia completam 72h de paralisação parcial dos serviços em todo o estado. 

Em Ilhéus também houve adesão ao protesto, e os participantes se concentraram em frente ao Hospital Costa do Cacau, localizado na BR- 415, rodovia Ilhéus-Itabuna. 

De acordo com o SindSaúde, que representa a categoria, a pauta de reivindicações abrange 10% de reajuste salarial; discussão de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os grupos ocupacionais de saúde e técnico administrativo; promoção de concurso público; restituição  dos percentuais de promoções de carreira; retorno do adicional de insalubridade determinado por decisão judicial; e incorporação da Gratificação de Incentivo ao Desempenho ao salário-base.

O Governo da Bahia enviou à Assembleia do Estado proposta de reajuste salarial linear de 4% para o funcionalismo, dividido em quatro vezes, retroativo a maio deste ano (sindicatos cobram pagamento retroativo até a data-base, 1º de janeiro). A matéria iria à votação ontem (21), mas foi adiada para a próxima terça (28), a pedido do Governo, sob protesto dos servidores que assistiam à sessão. Representantes do Estado e dos trabalhadores iniciaram hoje nova rodada de negociação.

De acordo com os sindicatos, de 2015 a 2023, a inflação reduziu em 33% o poder de compra do funcionalismo baiano. Além da paralisação de 72h, os trabalhadores aprovaram indicativo de greve.

Quanto a manifestação que causou transtornos na pista, já foi solucionada. A polícia militar interviu e negociou com os participantes para se concentrarem às margens da rodovia.

 

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário