Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Ritual Secular do Mastro de São Francisco Movimentou a Cidade de Ilhéus Neste Final de Semana
A tradicional puxada do Mastro de São Francisco, reuniu moradores da comunidade de Olivença, artistas locais e regionais, o prefeito Mário Alexandre, também marcou presença no evento!
O cortejo que embala o início festivo no litoral sul de Ilhéus, a puxada do Mastro de São Sebastião, busca reviver a cultura e a religiosidade dos antigos povos jesuítas. O cortejo da puxada do Mastro de São Sebastião acontece anualmente na comunidade de Olivença. Na última sexta-feira, (12) a abertura do festejo contou com a presença do prefeito Mário Alexandre. O evento seguiu até o último domingo (14).
O historiador Erlon Costa Tupinambá ressalta o caráter sagrado da festa popular. Segundo ele, muitas pessoas ainda retiram cascas do mastro para chás medicinais. Outras costumam guardar lascas da árvore na carteira como forma de atrair sorte na vida. Conforme a tradição, as cordas da Puxada do Mastro são utilizadas na produção de acessórios capazes de proteger o corpo e alma.
O evento é promovido pela Associação dos Machadeiros de Olivença, e conta com o apoio da prefeitura de Ilhéus. Os povos Tupinambás também se mobilizam nesta ação, a fim de trazer visibilidade social para a luta política pela demarcação do território reconhecido como indigena , pela Fundação dos Povos Indígenas (FUNAI), desde 2009.
A programação musical foi um dos destaques, já que contou com a presença de artistas locais e regionais como: Naian Dimes, Allan Diniz, Sinho Ferrary, Axé Beach e Batuke Bom.