Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Superando o etarismo: conheça três história inspiradoras
Data de Publicação: 31 de outubro de 2023 19:41:00
A população idosa do Brasil tem crescido nos últimos anos, de acordo com o Censo de 2022, o número aumentou em 57,4% em 12 anos, representando atualmente 10,9% da população brasileira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia abriga o maior número de centenários no país.
Três ilheenses, Maria Lúcia, Glória e Gilson, mostram que a idade é apenas um número. Gilson, com 61 anos, comemorou seu aniversário participando do desafio Iron Man em Maceió, onde participou de provas de longa distância, mas para estar nessa boa forma, o atleta mantém uma rotina de exercícios e dieta saudável, e todo final de semana faz o trajeto Ilhéus-Itabuna de bicicleta.
Glória, aos 70 anos, fez um ensaio fotográfico nu artístico, revelando que a idade a empodera.
Maria Lúcia, com seus 80 anos, é uma grande torcedora do Bahia e não perde uma partida na embaixada do time na cidade, revelando o seu amor pelo futebol desde a infância.
No entanto, enfrentar o preconceito nem sempre é fácil. Glória e Gilson já enfrentaram julgamentos, até mesmo dentro do seio familiar, mas se recusam a serem intimidados. Glória incentiva outras mulheres a seguirem seus desejos, enquanto Gilson desafia as expectativas ao participar de torneios esportivos e manter a sua rotina de atividades físicas.
Essa prática discriminatória tem nome, se chama Etarismo, que envolve em julgar e limitar pessoas com base em sua idade. Mas para eles, a idade não é um obstáculo para realizar sonhos.
Maria Lúcia pode provar, revelando o seu desejo de entrar para a torcida organizada do Bahia e tem algo que os três concordam, que não deve se prender ao que os outros pensam.
Glória conclui: "A idade nunca me impediu de fazer nada que queria. Não se apegue ao que as pessoas vão pensar."
Assista a reportagem completa no canal TITV.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|