Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Você sabia? A escolha do tipo de exame para detectar dengue no Brasil depende do estágio da infecção e dos sintomas apresentados
Há três tipos de exame disponíveis no Brasil para detectar a doença: antígeno NS1, sorologia e RT-PCR. A escolha vai depender do momento da infecção e dos sintomas
Com o aumento de casos de dengue nas primeiras semanas do ano, a busca por testes no Brasil está em alta, tanto nas farmácias quanto nos laboratórios. No país, estão disponíveis três tipos de exames para detectar a doença: antígeno NS1,sorologia e RT-PCR. A escolha do teste adequado dependerá do estágio da infecção e dos sintomas apresentados. A seguir, confira um pequeno guia sobre cada um deles.
No Brasil, existem três tipos de exames para diagnosticar a dengue: o teste de antígeno NS1, sorologia e RT-PCR.
Teste de antígeno NS1
-
Quando fazer: Nos primeiros dias da infecção (até o 5º dia), quando o vírus está se replicando ativamente no organismo, permitindo um diagnóstico precoce da doença.
-
O que avalia: Tem como alvo uma proteína específica do vírus da dengue, a NS1, que está presente nos 4 sorotipos da dengue.
-
Modalidades disponíveis: Teste rápido em farmácias ou laboratórios- unidades de saúde (picada no dedo) e teste laboratorial (via coleta de sangue)
-
Em quanto tempo sai o resultado: No caso teste rápido, vai depender do local onde o exame foi feito. Em unidades de saúde, farmácias, hospitais de campanha, pode sair entre 15 a 30 minutos, já em laboratórios, pode levar de uma a duas horas. No caso da coleta de sangue, o prazo varia conforme o laboratório.
Sorologia
-
Quando é recomendado fazer: Após o 6º dia de sintomas.
-
O que avalia: Detecta os anticorpos IgM e IgG produzidos em resposta à infecção.
-
Modalidades disponíveis: Teste rápido em farmácias ou laboratórios/ unidades de
saúde e teste laboratorial.
-
Tempo de resultado: Varia conforme o local, como no teste de antígeno NS1
Teste de RT-PCR
-
Quando fazer: Nos primeiros dias da doença, de cinco a sete dias.
-
O que avalia: Detecta o material genético do vírus, determinando o sorotipo e identificando a infecção em estágios iniciais.
-
Modalidade disponível: Apenas em laboratórios e unidades de saúde.
-
Tempo de resultado: Varia de acordo com o laboratório
Em 2023, a Anvisa autorizou a realização de exames de dengue em farmácias, além de disponibilizar a coleta em vários locais, sem necessidade de pedido médico ou jejum.
O teste rápido para a dengue, é semelhante a um teste de gravidez, pois é feito por imunocromatografia. O antígeno NS1 é indicado para diagnóstico precoce, enquanto a sorologia é recomendada a partir do sexto dia de sintomas.