Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Como anda a sua qualidade de sono?
Data de Publicação: 12 de julho de 2023 12:02:00
Você já deve ter escutado falar sobre a importância de uma boa noite de sono. E realmente é, ele é essencial para ter uma boa qualidade de vida. Durante o sono é possível recarregar as energias e regular o metabolismo.
De acordo com o médico otorrinolaringologista, Dr. Gustavo Leal, o recomendado é ter uma média de 8 horas de sono por dia, sem interrupções. Para quem sofre com insônia, esse problema pode trazer riscos a longo prazo, como sonolência excessiva, durante o dia, cansaço, indisposição, diminuição da memória e concentração, irritabilidade, cochilo com facilidade nos lugares e nos casos mais graves a apneia pode acarretar em arritmia, infarto, AVC, pressão alta, diabetes, diminuição da libido, importância, baixo rendimento no trabalho e até acidente de trânsito.
Esse é um problema que boa parte da população sofre, Dr. Gustavo diz que 45% da população sofre de insônia, e 33% com ronco e apneia. A estudante Elisângela sentiu na pele os impactos negativos de não ter uma boa rotina de sono, chegando a ficar três dias sem dormir, e as consequências, muita irritabilidade, pressão alta, chegando até a ser atendida na emergência. “Quando eu percebi estava muito irritada e percebi que era por falta de sono e comecei a ter crise de pânico”, afirmou a estudante.
Dr. Gustavo esclarece que existem vários tratamentos para um sono de qualidade como fisioterapia, fonoaudiologia e o Cepap, que é esse equipamento, onde o paciente dorme com uma máscara que impede a obstrução das vias aéreas, proporcionando um sono mais saudável e Elisângela é claro que seguiu à risca as orientações médicas, adotando uma nova rotina e o resultado foi uma vida mais tranquila, com corpo e mente saudáveis.