Português (Brasil)

Homenagem a Senhora Sant´Ana resgata procissão marítima em Ilhéus-BA

Homenagem a Senhora Sant´Ana resgata procissão marítima em Ilhéus-BA

Data de Publicação: 31 de julho de 2023 09:35:00

Compartilhe este conteúdo:

Fé, devoção e cultura não faltaram na 5ª procissão fluvial em homenagem à Senhora Santana. Com o tema: Por Terra e Mar, Nossa Fé Não Vai Faltar", o último domingo (30) foi marcado pelo retorno de uma tradição parada desde 2017. 

A procissão Náutica que partiu da colônia de pescadores Z-19, no Pontal, em Ilhéus, na Bahia, estava sendo muito aguardada pelos fiéis. É neste trajeto, repleto de belezas naturais que a imagem da Senhora Santana percorre por aproximadamente uma hora até a comunidade de Engenho de Santana, mais conhecido como Rio de Engenho.  

O Secretário de cultura, Geraldo Magela falou sobre a importância de manter a tradição: “Um resgate fantástico, uma tradição que se inicia em em 1537, ainda no século 16, e a Z-19 tenta resgatar isso, essa procissão fluvial é de valor histórico, patrimônio imaterial. A gente tem que valorizar”. 


Para os fiéis, essa comemoração vai muito além de ser apenas um dia festivo, mas traz histórias de lutas e conquistas. Como a da aposentada, Nancanguerecí, bastante emocionada, ela revelou que foi a primeira vez que participou dos festejos: “gratidão a minha fé, a minha profissão, acima de tudo. Fiz o que meus pais queriam, e me tornei professora”. 

Já a empreendedora, Viviane Silva, aproveitou o festejo para reafirmar a sua fé e aproveitou para fazer um pedido: “Eu tenho um comércio, a gente vai em busca de fé para o nosso negócio crescer mais”. 

Após a chegada da imagem, uma procissão terrestre acompanhou a santa até a Igreja de Nossa Senhora de Sant, Ana, e uma missa campal encerrou os festejos religiosos.  

O padre Joselito Pereira contou sobre a história do templo religioso, considerado um dos mais antigos do Brasil, é tombado pelo  Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ainda de acordo com  Pe. Joselito “Essa é uma festa milenar, em que nós celebramos a grande festa da mãe de Maria, Senhora Santana e que nós como cristão, bebemos da sabedoria que santana catequizou Maria”.

A festa é uma realização da Associação de Moradores do Rio do Engenho (AMORE), com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Sebrae.

 

Assista a matéria completa no canal TITV.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário