Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Recomendações pós-cirúrgicas: dentista alerta sobre cuidados
Muitos já ouviram falar ou até mesmo sentiram na pele o medo ou ansiedade na hora de ir ao dentista. E quando o procedimento é cirúrgico, o temor aumenta. Para desmistificar o assunto, o cirurgião bucomaxilofacial, Maurício Porto falou sobre algumas precauções que precisam ser tomadas em relação ao paciente: “Fazer uma avaliação adequada, criteriosa, no quadro clínico desse paciente. Se possui alguma comorbidade, doença sistêmica, e a partir daí, montar um planejamento para o paciente”.
O Dr. Maurício Porto explicou também sobre a importância nos cuidados pós-cirúrgicos: “A cirurgia não termina quando é finalizada. Por exemplo, uma pessoa que se submete a uma cirurgia do terceiro molar, que é complexa, muitas vezes a gente tem que alertar isso ao paciente, por ele não ter o conhecimento de fato. Para que esse paciente não venha a ter complicações no pós-operatório, alertamos sobre alguns cuidados, como: colocar gelo nas primeiras 72 horas, seguir toda terapia medicamentosa preconizada pelo cirurgião, evitar esforço físico por um período, bochecho, alimentação quente. O paciente precisa ter ciência, para não vir a sofrer nenhum risco de vida e consequências mais graves".
E do lado de fora do consultório, os pacientes estão cientes sobre os cuidados necessários. A engenheira civil, Gabriela Cezarano, alertou: “gente, sigam tudo direitinho do que o cirurgião-dentista recomendar. É muito importante o pós-cirúrgico. Acho que é até a parte mais importante, após a cirurgia”.
Assista a matéria completa pelo canal TITV.