Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Sextou: Hoje é comemorado o Dia da Cerveja
Um sextou nunca fez tanto sentido, pois nesta sexta-feira (04), é comemorado o Dia da Cerveja. Bebida apreciada quase que unânime, surgiu há aproximadamente 2 mil anos antes de Cristo e até os dias atuais arrasta discípulos por todo o mundo.
Com o passar dos anos, a bebida foi evoluindo e pode-se dizer que tem para todos os gostos. O piloto, Gerson Martinez, falou: “ Eu não sabia, mas já estou comemorando. A cerveja vai bem em qualquer lugar. Eu não gosto muito das artesanais, acho muito encorpada. Eu gosto dela mais levinha”.
Seja degustada em casa, ou entre amigos, a contadora Leia Santos diz: “Eu bebo em casa, sozinha, mas o ideal é socializar”. Já o técnico em segurança do trabalho garante: “Ela é uma agregadora social”.
No Brasil o consumo de cerveja está em alta, e a procura pelas artesanais vem crescendo em relação às indústrias. As tradicionais são consideradas pelos apreciadores, mais populares, já a artesanal, há quem diga que promove uma experiência sensorial.
O professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e coordenador da Agroindústria e Microcervejaria, Antônio Fábio, que produz cervejas artesanais na UESC como parte de um projeto, explicou:”O processo parte dos principais ingredientes, malte , água, lúpulo e levedura e inicia com a moagem, brassagem, fermentação, maturação e envase da cerveja”.
Antônio falou sobre os novos sabores: “Iniciamos assim e hoje temos parcerias privadas e desenvolvendo cervejas com mel de cacau, polpa de cacau, chá mate na formulação. Na verdade não podemos comercializar, tudo inicia no laboratório e depois é distribuído para a comunidade acadêmica”.
Seja você comerciante, apreciador ou cervejeiro assumido, aproveite o dia para comemorar, mas com moderação e respeitando as leis de trânsito, para que no próximo ano possa degustar dessa data novamente.
Assista a matéria completa no canal TITV.