Português (Brasil)

Idoso de 85 anos reconhece paternidade de seis filhos em Camaçari sem a necessidade de exames de DNA

Idoso de 85 anos reconhece paternidade de seis filhos em Camaçari sem a necessidade de exames de DNA

Data de Publicação: 29 de novembro de 2024 10:49:00

Compartilhe este conteúdo:

Um idoso de 85 anos, residente no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, reconheceu, de uma só vez, a paternidade de seis filhos. O reconhecimento foi formalizado no dia 18 de novembro, na Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), e não houve necessidade de exames de DNA.

As seis pessoas que passaram a ter o nome do pai nos documentos pessoais possuem idades entre 40 e 52 anos. Antônio Sena de Lima, que possui 14 filhos ao todo, relatou que, embora soubesse ser o pai biológico, não tinha conseguido registrar alguns deles devido ao seu primeiro casamento. Além disso, por desconhecer seus direitos, acreditava que precisaria de um exame de DNA para oficializar a paternidade, mas não tinha condições financeiras para arcar com os custos.

Marinalva de Jesus, uma das filhas de Antônio, procurou a Defensoria Pública para pedir orientação, uma vez que o pai estava disposto a formalizar o reconhecimento. Após ouvir os relatos de todas as partes envolvidas, a DPE-BA optou por conduzir o processo de forma extrajudicial, acelerando a resolução sem a necessidade de exames de DNA.

Marinalva explicou que procurou ajuda da Defensoria porque sentia constrangimento sempre que precisava solicitar documentos e era questionada sobre a paternidade. Ela ainda lamentou que uma irmã já falecida não tenha conseguido o reconhecimento em vida. Outros seis filhos de Antônio ainda não resolveram a questão, seja por morar em outros estados ou por questões de viagem.

Na data marcada, os seis filhos presentes, juntamente com a mãe, acompanharam a assinatura dos termos de reconhecimento. A Defensoria Pública oficializou o processo, com a presença de testemunhas, e encaminhou a documentação ao cartório para que as novas certidões de nascimento, com o nome do pai, sejam emitidas.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário