Português (Brasil)

Prefeito Augusto Castro defende unidade e integração dos municípios do Sul da Bahia

Prefeito Augusto Castro defende unidade e integração dos municípios do Sul da Bahia

Prefeito Augusto Castro defende unidade e integração dos municípios para alavancar o Sul da Bahia

Compartilhe este conteúdo:

A integração, unidade e interação entre os municípios para alavancar o Sul da Bahia foi defendida hoje, dia 8, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), na eleição para a presidência do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS-LS), biênio 2025-2026, na sede da instituição, localizada na Avenida José Soares Pinheiro.

“Temos que nos unir, pedir audiências sentar à mesa e conversar com o governador Jerônimo Rodrigues, os deputados federais e senadores e o presidente da República para encontrar soluções diante das necessidades prementes com escassez de recursos financeiros para tocar obras, projetos e até para a folha de pagamento, falta de certidões negativas para obras devido à inscrição no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) por dívidas fiscais, com INSS e FGTS”, acrescentou.

O prefeito disse também que há questões comuns a todos os municípios como coleta de lixo e sua destinação a aterros sanitários e serviços de transporte público, água e saneamento que exigem esforços coletivos. “Além disso, precisamos nos preparar para conclusão de projetos estruturantes como o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste que vai impactar a todos e debater sobre os royalties gerados pelo petróleo porque há municípios que nada recebem, a exemplo de Ilhéus”, frisou conclamando o prefeito Valderico Junior (União Brasil) a se juntar à causa.

Augusto fez um relato dramático da situação enfrentada pelos atuais prefeitos e antecessores em relação aos bloqueios judiciais, determinados pela Justiça. “É preciso que a gente se una à luta da Confederação Nacional dos Municípios, União das Prefeituras da Bahia e Associação dos Municípios da Região Cacaueira para pressionar o Congresso Nacional a votar, ainda neste ano, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC – 66) que, dentre outros assuntos aborda a questão dos precatórios.

“Para se ter ideia, tivemos bloqueio de R$ 10 milhões em agosto passado, mas conseguimos viabilizar nossa gestão. São muitos os prefeitos que perdem o sono com as retenções judiciais das contas públicas na madrugada. Então, precisamos conversar também com o Tribunal de Justiça da Bahia e o Conselho Nacional de Justiça porque é uma situação insustentável. Não bastasse, os percentuais de encargos patronais do INSS são altos No caso de Itabuna, por exemplo, chegam a 22%”, afirmou.
O prefeito itabunense parabenizou o prefeito de Itajuípe, Leandro Junquilho Cunha, Léo da Capoeira (AVANTE), eleito, por aclamação presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul; prefeito de Almadina, Marciel Pinheiro (Podemos), vice;
prefeita de Uruçuca, Magnólia Andrade Barreto (União Brasil), diretora-administrativa; prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), diretor de relações institucionais. No Conselho Fiscal, foram eleitos prefeitos de Itacaré Edson Arante Santos Mendes, o Nego de Saronga (PT), e de Itapitanga, Glislaine Dórea Alves, Glis Dórea (AVANTE).

 

Fonte: https://itabuna.ba.gov.br/2025/01/08/prefeito-augusto-castro-defende-unidade-e-integracao-dos-municipios-para-alavancar-o-sul-da-bahia/

Compartilhe este conteúdo: